Procuradoria da Mulher e Sebrae Minas lançam programa para mulheres empreendedoras
Oficinas on-line vão oferecer conceitos e ferramentas sobre empreendedorismo, criatividade e comunicação. Inscrições estão abertas
A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Sebrae Minas lançam o programa “Assembleia com o Sebrae Delas – Mulher de Negócios”, para capacitar mulheres empreendedoras de todo o Estado. Entre os dias 2 e 4 de julho, oficinas on-line e gratuitas vão oferecer conceitos e ferramentas sobre empreendedorismo, criatividade e comunicação. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela loja do Sebrae Minas até o próximo dia 30.
A ação tem o propósito de apoiar o desenvolvimento de mulheres empreendedoras, que tenham interesse em abrir ou impulsionar o seu negócio. E é mais uma iniciativa da ALMG no trabalho contínuo pela efetividade das políticas públicas, das ações e dos programas voltados para a equidade de gênero e para a defesa e promoção dos direitos das mulheres, conforme reforça o presidente Tadeu Martins Leite (MDB).
As oficinas fazem parte do programa Sebrae Delas, do Sebrae Minas, que busca tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos e incentivar potenciais empresárias a desenvolverem suas características empreendedoras, além de articular parcerias para o fortalecimento de redes que fomentam o empreendedorismo feminino em todo o Estado.
A procuradora-geral da Procuradoria da Mulher da ALMG, deputada Ione Pinheiro (União), reforça a importância da iniciativa. “Incentivar o empreendedorismo feminino é fundamental para promover a equidade de gênero no mundo dos negócios, para que a mulher conquiste autonomia financeira e tenha o poder de decisão sobre sua própria vida”, afirma.
Já o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, enfatiza que o empreendedorismo tem sido o caminho encontrado por muitas mulheres para se manterem no mercado, e, na maioria das vezes, o negócio próprio tem se tornado a principal fonte de renda.
“No entanto, elas ainda enfrentam diversos desafios para conciliar o negócio com os cuidados com a casa, as tarefas domésticas e os filhos. Por isso, o Sebrae se empenha em oferecer capacitações e todo o suporte para que as mulheres estejam cada vez mais preparadas, tenham autonomia financeira e sucesso na gestão dos seus empreendimentos”, destaca.
Oficinas podem aprimorar a gestão do negócio
As oficinas virtuais de empreendedorismo, criatividade e comunicação serão realizadas em tempo real, sempre das 9 horas às 11 horas. A primeira, no dia 2/7, vai apresentar conceitos e ferramentas do empreendedorismo para quem deseja planejar e construir um futuro mais promissor para o negócio. As participantes vão aprender, por exemplo, como atuar em um mundo em mudanças e como equilibrar planejamento e ação.
A segunda, no dia 3/7, trará métodos para desenvolver o potencial criativo, resolver problemas e explorar novas oportunidades. Como gerar ideias e exercitar o desbloqueio criativo para resolver problemas e como se livrar de crenças limitantes e sair da zona de conforto são alguns dos conhecimentos previstos.
Já a terceira oficina, no dia 4/7, vai explorar o processo de comunicação não violenta nas relações interpessoais e como estratégia para melhorar a atuação de líderes. A expectativa é de que as alunas possam, por exemplo, receber pedidos com empatia, presença e escuta ativa e trabalhar a paz interna, interpessoal e empresarial.
Protocolo de Intenções
Um protocolo de intenções sobre essa nova iniciativa será celebrado entre o Poder Legislativo, por intermédio da Procuradoria da Mulher, e o Sebrae Minas, no próximo dia 25 de junho, às 11 horas, no Salão Nobre da ALMG. Na ocasião, estarão presentes o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite, a deputada Ione Pinheiro, a procuradora-adjunta da Procuradoria da Mulher, Delegada Sheila (PL), e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.