Projeto de educação política da Câmara recebe mil estudantes no primeiro semestre
Por Leandro Perché
A Escola do Legislativo da Câmara de Contagem vem se destacando com seus programas e atividades de educação política e cidadã voltados para as crianças e jovens contagenses, sobretudo desde 2017 com o Câmara Aberta. Apenas no primeiro semestre deste ano, cerca de mil estudantes participaram desse projeto, com visitas técnicas à Câmara, palestras e simulações de plenárias.
De acordo com o presidente da Casa, vereador Alex Chiodi (SD), o objetivo é aproximar os jovens do Legislativo, desmistificar a política e promover a cidadania. “A Câmara abre as suas portas para receber nossos estudantes e trabalhadores da Educação, com o objetivo de integrar a comunidade escolar com o poder Legislativo. O incentivo à participação dos jovens na vida política da nossa cidade faz com que tenhamos uma visão e uma perspectiva de um futuro cada vez melhor para cada cidadão contagense”, explica Chiodi.
Neste ano, até o mês de julho, 13 escolas de várias regiões de Contagem participaram do Câmara Aberta, totalizando 988 alunos, a maioria com idades entre seis e 15 anos. Mas também houve duas turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) com estudantes de faixa etária entre 25 e 70 anos.
As instituições participantes foram: as escolas municipais Antônio Carlos Lemos, Domingo Diniz Moreira, Doutor Sabino Barroso, Eli Horta Costa, Josefina de Souza Lima, Professora Ana Guedes Vieira, Professor Geraldo Basílio Ramos e Sócrates Mariani Bittencourt. Além disso, estiveram na Casa, alunos do Centro Educacional Vasconcelos, do Colégio CEC, do Instituto Educacional Mário Braga (IEMAB), do Instituto Educacional Pequeno Príncipe e do Instituto Sara Camilo.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Eliane Oliveira, destaca que “o Câmara Aberta é um projeto em constante crescimento que visa a oferecer às crianças e adolescentes de Contagem conhecimentos sobre o poder Legislativo, sobre as funções do vereador, para que entendam como a política está no dia a dia e influencia a vida de todos. É um importante instrumento de educação para a cidadania e para despertar, entre os estudantes, o interesse pela política”.
Reconhecimento e fortalecimento
Em reconhecimento à sua excelência na área da Educação, o projeto Câmara Aberta foi agraciado, no ano de 2020, com o prêmio “Cidades Inteligentes”, durante a realização do Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades, realizado em Belo Horizonte.
Com o objetivo de reforçar ainda mais os projetos de educação política na Câmara, no ano passado, os vereadores aprovaram a Lei 5269/2022, originária de um projeto de Alex Chiodi, que institui o Dia do Vereador Mirim. Por meio dele, anualmente, em outubro, a Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria de Educação realiza uma série de atividades nas escolas sobre o trabalho dos vereadores, culminando com uma plenária simulada na Câmara envolvendo 21 estudantes representando unidades de ensino de cada regional de Contagem.
Quer saber mais sobre os projetos da Escola do Legislativo ou marcar uma visita da sua escola à Câmara de Contagem? Entre em contato pelo telefone (31) 3359-8750 ou pelo e-mail escoladolegislativo@cmc.mg.gov.br.