Projeto realiza mapeamento de ações culturais em Contagem

Projeto realiza mapeamento de ações culturais em Contagem

Novo site permite que artistas, coletivos e instituições culturais do município cadastrem suas iniciativas, visando melhor distribuição dos recursos

A Secretaria Municipal de Cultura de Contagem (MG) e o Instituto Cultiva – ONG dedicada à educação para a cidadania e participação social – acabam de lançar um site para o projeto “Territórios Criativos”, com objetivo de captar, num único ambiente, ações culturais, artísticas e educativas da cidade.

O projeto, que começou em dezembro de 2024, contava com o auxílio de pesquisadoras, localizadas em Contagem, para realizar o cadastramento tanto online quanto presencialmente das organizações, coletivos e demais expressões culturais dentro de toda extensão territorial do município. Agora o processo também poderá ser feito pelo novo site.

O mapeamento servirá de base para orientar o direcionamento de recursos e apoio institucional, visando a inclusão social no município por meio da cultura. Com as informações coletadas, será possível identificar quais ações são oriundas de regiões e grupos economicamente mais vulneráveis, garantindo que as políticas culturais alcancem maior diversidade de gênero, renda, território e etnia.

No início de março, o projeto em parceria com o Conselho de Cultura finalizará a seleção das iniciativas para iniciar uma consultoria às ações contempladas. Até o momento, o projeto já mapeou 450 expressões culturais em Contagem e formalizou 80 cadastros, tanto presencialmente quanto online. A expectativa é de que esse número chegue a dobrar, já que as próprias organizações e artistas da cidade poderão preencher o formulário diretamente no site, de modo simples e rápido. “Com um retrato fiel das iniciativas culturais do município, fica mais fácil direcionar os recursos para onde são mais necessários”, afirma Rafaela Pereira Costa, Coordenadora do projeto Territórios Criativos em Contagem.

Produção de Curtas-Metragens – Como parte do projeto, serão produzidos curtas-metragens sobre a cidade de Contagem, retratados pelo olhar de grupos socialmente vulnerabilizados, como pessoas LGBTQIA+, jovens negros e mulheres vítimas de violência. Os filmes serão exibidos em mostras e festivais de cinema na cidade e região.

Outras informações sobre o projeto e o preenchimento do formulário do “Territórios Criativos” podem ser obtidas na página: institutocultiva.com.br/cadastro-cultural-contagem.

Sobre o Instituto Cultiva

 

O Instituto Cultiva é uma ONG fundada em 2002 com foco na educação para a cidadania, participação social e gestão pública.

 

Para mais informações, acesse:

https://institutocultiva.com.br/ | https://www.instagram.com/institutocultiva/