Sejusp lança aplicativo com informações dos criminosos mais procurados de Minas Gerais

Sejusp lança aplicativo com informações dos criminosos mais procurados de Minas Gerais

Com apenas um clique, qualquer pessoa pode consultar detalhes dos alvos listados pelo programa Procura-se; novo app está disponível para download gratuito

 

Procura-se é o nome do mais novo aplicativo que possibilita aos cidadãos de Minas Gerais participar mais ativamente da Segurança Pública do nosso Estado. Com apenas um clique, é possível ver a lista dos criminosos mais procurados de Minas e receber instruções para fazer a denúncia, de forma anônima e sigilosa, pelo Disque Denúncia 181. Disponível na Play Store e na App Store, para os sistemas operacionais Android e IOS, o app foi lançado nesta semana pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Após baixar o aplicativo, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo terá acesso a informações como o nome do indivíduo procurado, foto, apelidos, RG, CPF, crimes cometidos e outros detalhes. O Procura-se também possibilita fazer compartilhamentos em redes sociais como o Twitter, Facebook e Whatsapp, além de fornecer aos cidadãos as últimas notícias sobre a segurança pública em Minas. A ferramenta foi desenvolvida pela Diretoria de Sistemas de Informação (DSM), da Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia (Sulot), da Sejusp.

A sexta edição do programa Procura-se foi lançada pela Segurança Pública de Minas Gerais no último dia 23/8. Na ocasião, foram divulgados os doze alvos considerados prioritários para o sistema de Justiça mineiro. A lista de procurados tem homens com mandados de prisão em aberto, com ficha criminal que contém práticas reiteradas de crimes.

O aplicativo reforça os objetivos do programa de prender os criminosos e dissuadir a movimentação dos indivíduos. Por isso, a disseminação das imagens em locais de alto tráfego, bem como no mundo virtual, pode ser muito eficaz. Nas cinco edições anteriores do “Procura-se,” realizadas em 2011, 2012, 2017 e 2021, 51 dos 62 criminosos listados foram detidos, resultando em um índice de 82% de êxito.

A coordenação do programa Procura-se está a cargo da Sejusp, em colaboração com a Polícia CivilPolícia MilitarCorpo de Bombeiros MilitarPolícia Penal, Sistema Socioeducativo, Ministério Público e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Seu propósito central é a captura de indivíduos foragidos da Justiça, mediante ações especializadas das forças policiais, agências de Inteligência e a valiosa contribuição da comunidade por meio de denúncias ao Disque Denúncia Unificado 181.

 

Crédito (imagem): Sejusp / Divulgação