Serviço de Hemodiálise do HC-UFMG promoverá 1ª Feira Solidária

Serviço de Hemodiálise do HC-UFMG promoverá 1ª Feira Solidária

O Serviço de Hemodiálise do Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai realizar na próxima sexta-feira, 6 de dezembro, das 9h às 17h, a 1ª Feira Solidária da Hemodiálise. A ação tem como finalidade valorizar e fomentar o trabalho artesanal dos pacientes e dos acompanhantes da unidade de terapia renal, além de contribuir para a promoção de uma nova cultura de consumo baseada na solidariedade e fortalecimento de uma economia local.

Ao todo serão 14 expositores, entre pacientes e as mães que são acompanhantes das crianças e adolescentes que fazem a terapia renal. Na Feira Solidária, o público poderá conferir produtos diversos, como comidas da roça (queijo, requeijão, ovo caipira, doce de leite e manteiga); doces caseiros e gourmet; sobremesas; biscoitos caseiros e quitandas; pipoca gourmet; salgados; comida mineira e artesanatos diversos (tricô, crochê, costura criativa, bijouterias, acessórios personalizados).  Para Juliana Keiko, assistente social e organizadora do evento, além do aspecto social e econômico, esta é uma oportunidade de promover humanização. “O espaço da feira é um momento também de elas se verem como protagonistas, serem reconhecidas no trabalho que fazem, no contato com outro público, fora do hospital”, finaliza.

Serviço de Hemodiálise do HC-UFMG

Ao todo, 80 pessoas são assistidas no Serviço de Hemodiálise do HC-UFMG, sendo que 15 delas são pacientes pediátricos. Esse tipo de terapia exige a presença regular dos pacientes, com frequência de dois a três dias por semana, dependendo da condição clínica de cada um. E esse foi um dos pontos fundamentais para organização da feira, já que muitas dessas pessoas obtêm sua renda a partir de produções artesanais. “São pessoas que, quando você soma a rotina do tratamento e o deslocamento de transporte, elas dedicam praticamente um dia todo, então essa rotina durante duas a três vezes por semana dificulta muito a inserção desses pacientes, assim como dos acompanhantes, no mercado de trabalho formal”, destaca Juliana Keiko. Neste sentido, um dos focos dessa ação é, posteriormente, firmar parcerias para buscar capacitação e profissionalização para esses pacientes e acompanhantes.

A assistente social acrescenta que o impacto do evento está também relacionado à promoção de saúde. “Quando a gente trabalha com geração de renda, com fortalecimento de iniciativas empreendedoras do paciente e do acompanhante, a gente acaba promovendo saúde também, pois geração e renda, educação e profissionalização fazem parte do que chamamos do fazer saúde”, afirma Juliana.

Rede Ebserh

O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.