Sesc Mesa Brasil celebra Dia Internacional dos Direitos Humanos com aumento de 16% de doações em 2024
Mais de 46 milhões de quilos de alimentos foram distribuídos entre janeiro e outubro. Ações são intensificadas no fim do ano com a participação da população
O Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado hoje, 10 de dezembro, traz como um de seus principais desafios o combate à fome, que afetou 3,2 milhões de residências brasileiras em 2023, segundo o IBGE. Além de políticas públicas, iniciativas da sociedade têm ajudado a ampliar a segurança alimentar. O aumento das doações recebidas nos últimos meses pelo Sesc Mesa Brasil, a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, tem dado mostras da mobilização do país para o acesso à alimentação de qualidade. Entre janeiro e outubro de 2024, o volume arrecadado cresceu 16% em relação ao mesmo período do ano passado, somando mais de 46,5 milhões de quilos de alimentos, além de artigos de higiene, limpeza e vestuário.
O Sesc Mesa Brasil foi criado por iniciativa dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo há 30 anos com objetivo de atuar no combate à fome e ao desperdício de alimentos. O programa trabalha em parceria com empresas, propriedades rurais, entrepostos de hortifruti, supermercados, pequenas feiras e comércios, que doam seus excedentes de produção e alimentos fora dos padrões de comercialização, mas ainda seguros para consumo. Os produtos são destinados a instituições como asilos, creches e associações comunitárias, que os utilizam para complementar as refeições oferecidas ao público assistido.
Outro diferencial do programa são as ações que ajudam na reeducação alimentar e fortalecem a gestão das entidades assistidas. Cursos, oficinas e palestras levam informações sobre o aproveitamento integral dos alimentos e técnicas de manipulação e armazenamento, que contribuem para diminuir o desperdício.
“Nós temos visto crescer a solidariedade e as doações ao longo do último ano, mostrando que a sociedade brasileira está na luta para ampliar a segurança alimentar, um direito humano básico. Outro ponto relevante do Sesc Mesa Brasil é seu papel no combate às mudanças climáticas. Ao propor o aproveitamento integral de alimentos e evitar o descarte desses produtos, que poderiam acabar nos lixões, contribuímos para diminuir as emissões de gases de efeito estufa. A segurança climática também é um direito da humanidade”, aponta Janaina Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.
Campanha para o Natal:
Neste fim de ano, o Sesc Mesa Brasil intensificou suas atividades por meio de campanhas para atender milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Em Minas Gerais, o Natal Solidário convida a população a fazer doações em dinheiro ou de alimentos, que podem ser entregues nas unidades em todo estado. No Mato Grosso do Sul, a campanha Natal na Mesa 2024 recebe doações de alimentos não perecíveis nas unidades em Campo Grande, Aquidauana e Três Lagoas. No Rio de Janeiro, a tradicional Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa recebeu doações para o Sesc Mesa Brasil. Na Bahia, a mobilização também contempla brinquedos para fazer a alegria das crianças.
→ Principais resultados do Sesc Mesa Brasil entre janeiro e outubro/2024
- 46,5 milhões de quilos de alimentos e outras doações (higiene, limpeza, vestuários e outros).
- 3,4 mil parceiros doadores.
- 2,2 milhões de pessoas beneficiadas por mês.
- Mais de 7,2 mil entidades assistidas
- 100 Unidades em funcionamento em todo o país.
- 20 mil ações educativas realizadas, com cerca de 110 mil participantes
- 741 Munícipios alcançados
Sobre o Sesc:
O Sesc – Serviço Social do Comércio é uma instituição privada que integra o Sistema Comércio e atua em prol do bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus familiares e da sociedade. Com presença em todo o país, promove acesso a atividades e serviços nas áreas educação, saúde, cultura, lazer e assistência.
IMPRENSA
CDN
Clique Para Download |
Foto: Laura Camargo |