Sistema Fecomércio MG traz projeto Arte da Palavra a Contagem

Iniciativa do Departamento Nacional do Sesc promove encontros com escritores e escritoras, oficinas e apresentações artísticas entre março e junho
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, realiza o Projeto Arte da Palavra em nove cidades mineiras até o mês de junho. Contagem será a próxima a receber as atividades, que acontecem a partir deste sábado (26/04).
O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito nacional que incentiva a formação de leitores e leitoras, a divulgação de novos talentos da arte de escrever e a valorização da literatura brasileira em suas diversas formas. A programação inclui debates, apresentações que exploram a oralidade e oficinas de criação literária, oferecendo uma experiência abrangente para o público.
O grupo de participantes é selecionado por uma curadoria coletiva do Sesc, composta por especialistas de diferentes regiões do país.
Os três circuitos do Projeto
- ● Circuito Autores – Debate: promove encontros com escritores e escritoras de diferentes vertentes da literatura brasileira, estimulando a valorização e a circulação de suas obras.
● Circuito Oralidades – Apresentação Artística: privilegia manifestações orais, como contação de histórias, saraus e performances poéticas.
● Circuito Criação Literária – Oferece oficinas temáticas para desenvolvimento da escrita e formação de leitores e leitoras.
Programação em Contagem
- Circuito Oralidades – Apresentação: MC Anarandá
Data: 26/04 | Horário: 20h
Local: Sesc Contagem (rua Padre José Maria De Man, 805 – Novo Riacho)
Ingressos: pela plataforma Sympla neste link
- Circuito Criação Literária – Oficina: Natasha Tinet
Datas: 28, 29 e 30/05 | Horário: das 14h às 16h
Local: Sesc Contagem (rua Padre José Maria De Man, 805 – Novo Riacho)
Inscrições: pela plataforma Sympla neste link
- Circuito Autores – Debate: Anderson Shon x Preto Michel
Data: 31/05 | Horário: 16h
Local: Sesc Contagem (rua Padre José Maria De Man, 805 – Novo Riacho)
Ingressos: pela plataforma Sympla neste link
Sobre as atrações
- Apresentação – MC Anarandá:
Ana Lúcia Rossate é Anarandá, que, em Guarani, significa mulher forte, brilhante e comunicadora. Nascida na Aldeia Guapoy, no Mato Grosso do Sul, é cantora, compositora, atriz, professora de língua materna Guarani, digital influencer, universitária e representante dos povos tradicionais Guarani Kaiowá e Terena no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros.

- Oficina – Natasha Tinet:
Natasha Tinet, escritora e ilustradora de Alagoas, mora em Curitiba desde 2014. Seu livro de estreia, Veludo Violento, ganhou o 2º lugar no Prêmio Biblioteca Nacional 2019. Em 2021, lançou Silêncio Bergman e Uma Alegria Difícil. Ela também ilustra para jornais e revistas e trabalha com colagem em projetos gráficos. Sua oficina “Um Caderno Todo Seu” incentiva a expressão poética através da colagem.
- Debate – Anderson Shon x Preto Michel:
Anderson Shon, da Bahia, e Preto Michel, do Pará, são escritores que se dedicam à literatura jovem, utilizando poesia marginal e quadrinhos para refletir sobre a vivência nas periferias. Suas obras exploram temas como identidade, resistência e sonhos. Eles criam narrativas com personagens vibrantes, que enfrentam desafios cotidianos, mas encontram neles beleza e esperança. Anderson e Preto acreditam no poder transformador da arte para inspirar novas gerações a se expressarem e a lutarem por mudanças positivas.