SUS Contagem realiza ação educativa de conscientização e esclarecimentos da população sobre a Aids

SUS Contagem realiza ação educativa de conscientização e esclarecimentos da população sobre a Aids

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesse domingo (1º/12), a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem realizou uma ação de mobilização e conscientização com entrega de folhetos informativos, preservativos e autotestes rápidos para detecção do HIV. A atividade aconteceu na manhã de sábado (30/11), no Camelódromo e na Feira do Eldorado.

A campanha teve como objetivo conscientizar a população sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e sobre a importância da prevenção e da realização periódica de exames. Na oportunidade, cerca de 600 pessoas foram abordadas, orientadas e receberam um kit educativo.

Para o diretor do Programa ISTs/AIDS e Hepatites Virais de Contagem, Paulo Henrique Belmiro, ainda há muita desinformação sobre o tema e, por isso, essa ação se faz tão importante. “Apesar dos avanços, hoje, o HIV ainda afeta a população mais jovem, Acredito que por meio da informação correta é possível mudar esta realidade. É necessário que a população conheça mais sobre o vírus e a doença, realize testagem, no mínimo, duas vezes ao ano e sempre faça o uso de preservativos”.

A prevenção é feita pelo uso de preservativo durante as relações sexuais, pela Profilaxia Pré-exposição (Prep) que consiste em tomar antirretrovirais antes da exposição ao HIV; e pela Profilaxia Pós-exposição (PEP) que são os medicamentos antirretrovirais para serem tomados até 72h depois de se expor ao vírus. No caso da Prep é preciso procurar os Centros de Testagens e Aconselhamentos (CTAs) para orientação e encaminhamento quanto ao uso da medicação. Já a PEP é ministrada somente nas UPAs.

Conscientização 

O jovem Giovanni Elias recebeu da equipe da Secretaria de Saúde o kit educativo e parabenizou pela ação que, segundo ele, é uma forma extra de orientar a população.

A comerciante Jaficar Amaral contou que seu irmão foi assistido pela rede SUS Contagem, enquanto fez tratamento contra a Aids, durante aproximadamente 14 anos. O fato de ela ter muito conhecimento sobre a doença fez com que a família o acolhesse, o tratasse da melhor forma possível e, ao mesmo tempo, garantisse todos os cuidados necessários. “Foi fundamental para ele ter o apoio de todos nós. Ele se sentia mais humano”, disse.

Emocionada, ela ressaltou também a importância do Atendimento Domiciliar Terapêutico (ADT). “Meu irmão teve depressão e não ia mais à unidade de saúde. No entanto, o médico ia até à casa dele e levava os remédios para a sequência do tratamento. Quando o carro chegava, ele se sentia muito importante. É um serviço que garante dignidade ao paciente”, relatou.

Autoteste 

Flávia Moraes, enfermeira do Programa ISTs/AIDS e Hepatites Virais de Contagem, também participou da ação educativa ofertando o autoteste rápido para detecção do HIV. Na oportunidade, ela explicou sobre o teste e orientou, detalhadamente, sobre sua execução. “Ele é altamente seguro e eficaz, semelhante ao teste que a gente faz no programa. Mas por ser feito por uma pessoa leiga, ele é um teste de saliva, e não de sangue. O resultado fica pronto em, no máximo, 30 minutos”.

No entanto, a profissional ressalta a necessidade de sempre buscar uma unidade de saúde, “principalmente se esse resultado for reagente”. “Em caso de dúvida, pode nos procurar”, completou.

Tratamento 

Atualmente, o SUS Contagem atende 3.429 pacientes em tratamento para o HIV. Tanto o tratamento, prevenção e testagem estão disponíveis na rede pública. Para isso é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou os dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) nos Centros de Atendimentos Especializado (CAE) Iria Diniz e no Ressaca.

No local são realizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A testagem é simples, segura, confidencial e é realizada a partir da coleta de uma gota de sangue retirado da ponta do dedo. Caso o teste dê um resultado positivo, o paciente recebe o acolhimento e as orientações necessárias.

O tratamento é oferecido no SUS, com acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização de exames. O remédio mantém o HIV sob controle o maior tempo possível, diminuindo a multiplicação dele no corpo, recuperando o sistema imunológico e, dessa forma, aumentando a qualidade de vida.

Saiba mais sobre o HIV e a Aids 

HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Ele é o causador da Aids – sigla também em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A Aids, transmitida pelo HIV, ataca o sistema imunológico da pessoa, causando o enfraquecimento da defesa do organismo, deixando-o vulnerável para o aparecimento de outras doenças.

Serviço 

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) funcionam no CAE Iria Diniz e CAE Ressaca para atendimento de segunda a sexta-feira.

CAE Iria Diniz: avenida João César de Oliveira, 3620, 3º andar, bairro Eldorado. Horário: das 8h às 17h. 

CAE Ressaca: rua Rodrigues da Cunha, 480, bairro São Joaquim.  Horário: das 13h às 17h.

Autor: jornalista Natália Rosa / Edição: João Cavalcanti / Foto: Natália Rosa