UFMG disponibiliza, sem custo, lenha gerada por manutenção de áreas verdes
Até dia 20 de janeiro, pessoas físicas e jurídicas podem se inscrever em chamada para fazer a retirada do material
Pessoas físicas e jurídicas podem se candidatar, até o dia 20 de janeiro, à chamada pública para coleta, transporte e destinação de lenha inservível gerada a partir das atividades de manutenção das áreas verdes da UFMG. São mais de 2 mil metros cúbicos de lenha disponibilizados, oriundos de podas e supressão de galhos de árvores das áreas verdes do campus Pampulha e do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), no Horto. Os interessados podem retirar parte ou o volume total da lenha, desde que tenham cadastro aprovado conforme critérios do edital e condições de retirar a lenha por meios próprios.
“Segundo estudo técnico preliminar, realizado pelo Departamento de Gestão Ambiental (DGA) com apoio do Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais (DLO) da Pró- Reitoria de Administração (PRA), a lenha, que vem sendo acumulada desde 2015, é originária de podas e de supressão ocorridas em razão de manutenção paisagística, obras, estados fitossanitários ruins e eventos de chuvas fortes. Como a Universidade não tem equipamentos necessários para o beneficiamento de todo o volume para aplicação interna ou em suas atividades, a opção foi a destinação sem custo dessa matéria-prima por meio de chamamento público”, explica Jomara Goncalves Nogueira, integrante da Comissão de Planejamento do Credenciamento.
Cadastro no Sicaf
Um dos principais critérios para participar da chamada 002/2024 (Processo nº 23072.254746/2024-79) é ser inscrito no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores do Governo Federal (Sicaf). Segundo Jomara Nogueira, essa condição não é familiar para muitas pessoas físicas, mas é uma opção administrativa obrigatória no processo de credenciamento, por força de lei. O setor de compras do DLO disponibilizou o e-mail scompras@dsg.ufmg.br e o telefone (31) 3409-6491 para responder dúvidas e orientar os candidatos sobre o credenciamento no Sicaf.
A data limite para entrega dos documentos é até 20 de janeiro, para posterior sorteio, que ocorrerá no dia 10 de fevereiro de 2025. Os credenciados serão chamados por ordem sorteada e cada um poderá retirar a quantidade de lenha que quiser e conseguir.