União para cuidar das crianças de Minas Gerais
Líderes da Pastoral da Criança, de todo o Estado, se reúnem na Catedral Cristo Rei, neste domingo, 22
Coordenadores e voluntários da Pastoral da Criança, de todo o Estado de Minas Gerais, se reúnem em Belo Horizonte, na Catedral Cristo Rei (Rua Campo Verde, 165, bairro Juliana, Belo Horizonte), para renovar a união e se fortalecer na tarefa de cuidar dos pequeninos. A programação especial pelos 40 anos da Pastoral da Criança, domingo, 22 de setembro, a partir das 7h, vai reunir aproximadamente duas mil pessoas, vindas de diferentes cidades mineiras. São voluntários e voluntárias que assumem, em suas comunidades paroquiais, o compromisso de ajudar famílias no cuidado com as crianças, enfrentando, especialmente, a desnutrição e outros males provocados por uma alimentação inadequada. Um trabalho que continua essencial: de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, cinco milhões de mineiros (23% da população do Estado) sofreram com a falta de alimentos. Outro estudo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostra que 40% dos moradores de dois aglomerados urbanos de Belo Horizonte – Aglomerado da Serra e Cabana do Pai Tomás -, enfrentam a fome.
Na Catedral Cristo Rei, os voluntários da Pastoral da Criança serão acolhidos para momentos de oração e de partilha. Às 10h30, o arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, que orienta a Pastoral da Criança em Minas Gerais, celebra Missa. O encontro dos voluntários é inspirado pelo seguinte tema: “Eu vim para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância”.
Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança nasceu na Igreja Católica em 1984, a partir de iniciativa da doutora Zilda Arns, médica sanitarista, e do cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, à época arcebispo de Londrina, no Paraná. Ao longo dos anos, a Pastoral cresceu, constituindo grupos em muitas comunidades paroquiais de todo o Brasil.
Catedral Cristo Rei
Igreja-Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte, a Catedral Cristo Rei está em construção, no Vetor Norte da Capital, mas já recebe celebrações especiais, no ambiente que será, no futuro, um grande auditório, dedicado a trabalhos ligados à educação, arte e cultura. Com o avanço das obras, a Catedral também já é sede da iniciativa “Dai-lhes vós mesmos de comer”, que oferece refeições a quem enfrenta a fome. Atualmente, os trabalhos de edificação estão concentrados no templo, que é o ponto mais alto da Catedral Cristo Rei, bem no centro de sua esplanada – a Praça das Famílias. A expectativa é que o templo seja inaugurado em 2025, durante a Festa de Cristo Rei, no mês de novembro.