Unidade de AVC do Hospital Municipal de Contagem: tratamento de qualidade para a recuperação de vidas

Unidade de AVC do Hospital Municipal de Contagem: tratamento de qualidade para a recuperação de vidas

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Municipal de Contagem(HMC) tem sido um farol de esperança para pacientes que sofrem de derrame cerebral no município. Equipada com tecnologias avançadas e uma equipe capacitada, a unidade tem se destacado no tratamento rápido e eficiente dos pacientes, proporcionando resultados positivos e reduzindo as sequelas decorrentes desse evento médico.

Em 2021 foram registradas, no Hospital Municipal de Contagem, 532 internações de pacientes com quadro de AVC, o que resultou em uma média de 44 atendimentos por mês, demonstrando, assim, a necessidade da abertura de uma unidade de AVC. Já em novembro e dezembro de 2022, com a unidade já inaugurada, foram 71 atendimentos.

A equipe da Unidade é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais especializados no tratamento do AVC. Sob a liderança dos médicos neurologistas, Renato Pereira e Pedro Gadben, a equipe trabalha de forma dedicada para fornecer o melhor atendimento possível aos pacientes, desde o momento da chegada até a reabilitação.

De acordo com Renato Pereira, há uma enorme importância do trabalho em equipe e da atuação rápida no tratamento do AVC. “Uma unidade de AVC garante um tratamento rápido e eficiente aos pacientes, que se inicia na triagem até o atendimento final”, ressaltou.

Graças aos avanços tecnológicos, a unidade está equipada com equipamentos de última geração para diagnóstico e tratamento. ”O diagnóstico de AVC é baseado em um diagnóstico clínico radiológico, com avaliação detalhada do paciente logo na admissão e realização de uma tomografia computadorizada, que é disponibilizada pelo hospital”, disse Pedro.

Um dos destaques da Unidade de AVC é o sistema de alarme implantado na unidade . “O sistema monitora constantemente os sinais vitais dos pacientes, como pressão arterial, frequência cardíaca e níveis de oxigênio no sangue”, acrescentou Pedro.

De acordo com médico, quando ocorre uma alteração significativa nos parâmetros vitais, um alarme é acionado e alerta a equipe médica imediatamente: “Esse sistema tem sido fundamental na detecção precoce de complicações e na redução do tempo de resposta, permitindo que a equipe intervenha rapidamente e evite danos maiores”.

“Além disso, utilizamos fluxogramas e diretrizes internas do hospital para o tratamento do acidente vascular cerebral. Todos os profissionais do hospital têm conhecimento de sua função e participação no atendimento ao paciente com suspeita de AVC”, falou Renato.

Exemplo de atendimento

A Unidade de AVC do Complexo Hospitalar de Contagem tem se tornado um exemplo de excelência no atendimento a pacientes com AVC. “Com a criação desta unidade foi possível diminuir tempo de internação hospitalar, além de diminuir custo e impacto direto econômico para a saúde”, afirmou Pedro.

Mariana Rosa, que acompanhou a internação do seu marido no Complexo Hospitalar, relatou que desde a portaria até aos médicos e enfermeiros foram muito bem acolhidos por toda a equipe: “Minha estadia aqui tem sido prolongada, mas felizmente, desde a portaria até os médicos e enfermeiros, fomos prontamente atendidos e bem cuidados por toda a equipe”.

Autor: Estagiário Davi Souza, supervisionado pelo jornalista João Cavalcanti

Fotos: Divulgação SSA Contagem